Conceitos Básicos

A Análise do Comportamento (AC) é uma corrente da Psicologia que investiga científicamente o comportamento humano. Segundo os estudiosos dessa teoria, o comportamento humano e as variáveis que o mantém são o objeto de estudo da Psicologia. A AC é uma teoria que utiliza os métodos das ciências naturais para investigar o comportamento. Suas concepções teóricas estão principalmente pautadas no Pragmatismo de Willian James e na Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin. Seus principais autores são: J. B. Watson, I. Pavlov, B.F Skinner e Edward L. Thorndike.
Principais Conceitos:
Tríplice Contingência: Sd : R = C onde, um estímulo descriminativo elicia uma resposta  (condicionada ou incondicionada) produzindo uma consequência (reforçadora ou não).
Comportamento: É conjunto de reações de um sistema dinâmico frente à um ou mais de um estímulo do ambiente. O comportamento pode ser definido como qualquer ação, reação, ou não ação, não reação que um organismo produz. Exemplos como falar, comer, assistir tv, olhar, são clássicos de um organismo se comportando. O comportamento pode ser descrito como: usual: descreve um coportamento que pode ser visível para qualquer um da comunidade; provável: descreve um comportamento ao qual o organismo pretende ou está inclinado a emitir; perceptivo: descreve o comportamento de descrição de um organismo sobre algo que percebeu; passado: descreve um comportamento já emitido pelo organismo; encoberto: descreve um comportamento que acontece de forma tão mínima que apenas o organismo que está emitindo é capaz de perceber (ex: pensar); futuro: que descreve a previsãodo organismo sobre as condições usuais sobre as quais irá emitir um comportamento e suas consequências. 
Estímulo: É tudo aquilo que elicia um comportamento. Exemplo: quando estamos com sede (estímulo), logo bebemos água (comportamento/resposta). 
Resposta: É o comportamento emitido pelo organismo frente a um estímulo. 
Consequência: É o que acontece para o organismo quando ele emite uma resposta. Ou seja, a consequência é o que acontece depois da emissão do comportamento. Uma consequência pode ser reforçadora ou não. Uma consequência reforçadora aumenta a probabilidade do organismo emitir o mesmo comportamento diante da contingência na qual a consequência ocorreu. Uma consequência não reforçadora diminui essa probabilidade.
Reforço (consequência reforçadora): Introduzido por Skinner, o conceito de reforço foi talvez o grande salto da AC nas últimas décadas.  O reforço é o que aumenta a probabilidade de um comportamento ocorrer, ou seja, se uma consequência for reforçadora para o organismo, a probabilidade do mesmo comportamento ocorrer aumenta. Se você quiser comprar um tênis de uma marca, e se esse tênis for considerádo bom por você, a probabilidade de você, quando for comprar outro tênis, procurar pela mesma marca aumenta. O reforço pode ser: positivo: quando o comporamento é reforçado pela adição de uma consequência. Exemplo: ir à aula para aprender sobre Biologia. Negativo: quando o comportamento é reforçado pela retirada de uma consequência desagradável. Exemplo: ir à aula para não ficar de castigo.
Condicionamento Reflexo (ou respondente):  Proposto por Watson, o condicionamento respondente reza que o comportamento é o reflexo de um estímulo do ambiente. Nesse sentido, o comportamento é produzido por um estímulo ambiental. Assim, a contigência de Watson é S : R, na qual um estímulo (S) produz uma resposta (R). Contudo, esse modelo de contingência proposto por Watson não contempla a concepção de que o organismo opera no ambiente, e que ele não é apenas afetado, mas que ele também afeta o ambiente, em uma relação. O condicionamento respondente contempla aqueles comportamentos que são inatos ao organismo. Exemplo: reflexo de piscar os olhos quando algum objeto se aproxima rapidamente. 
Condicionamento Operante:
Regras:
Análise funcional:
 

    AINDA EM CONSTRUÇÃO!!! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário